Você sabe a importância de um planejamento previdenciário?

Você sabe a importância de um planejamento previdenciário?

A tão sonhada aposentadoria pode representar a garantia de uma vida tranquila no futuro. Mas para obter o melhor benefício possível é preciso fazer um bom planejamento previdenciário. Vamos falar então sobre os principais tópicos que envolvem o tema e a importância de planejar bem sua aposentadoria.

Quando será possível me aposentar? Qual o valor previsto? Será que é melhor esperar um pouco para conseguir um benefício maior? Quando o assunto é aposentadoria muitas dúvidas passam pelas nossas cabeça. Afinal, essas resoluções vão interferir diretamente em nossas vidas. Se queremos um futuro seguro em termos financeiros não há como não falar sobre planejamento previdenciário.

O que é planejamento previdenciário
Para começar, vamos abordar o conceito de planejamento previdenciário. Trata-se de um estudo da vida previdenciária do cidadão para que então se chegue na melhor forma para calcular o valor do benefício, dando perspectivas de tempo e valores.

O que deve ser avaliado
Todo cidadão pode checar o seu histórico previdenciário em uma consulta ao INSS, que indica o tempo de contribuição com a Previdência, o valor das contribuições e o tempo que falta para conseguir a aposentaria. Porém, para realizar um bom planejamento é preciso ir muito além disso. Deve-se cruzar as informações do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) com todos os dados da Carteira de Trabalho, realizando uma avaliação detalhada que somente um profissional capacitado consegue fazer. São vários pontos a se checar, como avaliar se o cidadão possui tempo de serviço militar, rural ou alguma atividade reconhecida como especial, bem como conferir se as contribuições pagas estão corretas. Para dar um exemplo, há muitos casos em que faltam vínculos trabalhistas no histórico na previdência, inviabilizando o seu pedido de aposentaria. Outro fato que costuma acontecer bastante é que as contribuições pagas pelo empregador ou pelo próprio beneficiário não estão corretas, prejudicando a sua situação. Muitas vezes é preciso então ir atrás das documentações que comprovem os fatos. Somado a tudo o que citamos, existem os cenários políticos e suas mudanças como a recente reforma tributária que alteraram bastante as regras do jogo, sendo indicado verificar se o cidadão tem direito a regras pré-reformas ou se se as regras de transição são mais vantajosas.

Por que fazer um bom planejamento previdenciário
O ideal é que este planejamento seja realizado antes do cidadão requerer a aposentadoria no INSS para que tenha uma ideia mais concreta sobre a sua situação e também saiba se é o melhor momento para fazer o pedido. Em muitos casos, mesmo que o cidadão tenha o que se chama de “qualidade de
segurado” para a aposentadoria, ou seja, ele já tenha direito a se aposentar, mas vale a pena esperar um pouco. Isso porque aguardando mais um pouco ele pode conquistar um benefício mais rentável.

Resumindo, o planejamento previdenciário é essencial para evitar que seu benefício seja negado e também para que você opte pelo tipo de aposentadoria mais vantajoso. Isso é muito importante para colocar em ordem sua vida financeira e conseguir fazer planos com segurança.

Como vimos, um plano de aposentadoria envolve diversos fatores e vale a pena contar com a ajuda de um especialista. Isso porque só com uma análise detalhada é possível avaliar fatores que atrapalhariam o valor do benefício ou trariam melhores possibilidades. Neste sentido, conte com a experiência da Advocacia Silva e Silva. Somos especialistas em Direito
Previdenciário e estamos à disposição para fazer o melhor planejamento previdenciário para você.

Entre em contato com a gente e comece a planejar a sua aposentadoria.