Revisões de benefícios: saiba como não cair em golpes.

Revisões de benefícios: saiba como não cair em golpes.

Fique atento, beneficiário, segundo o INSS, os casos têm aumentado em todo o país.

Constantemente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz revisões de benefícios, a fim de equiparar valores aos beneficiários, entretanto, muitos golpistas têm se aproveitado desta situação para cometer crimes.

Entre os métodos mais utilizados para obter esses dados pessoais estão: o uso de aplicativo de mensagens, carta, e-mail, telefonema e até mensagem de texto (SMS). Porém, o órgão reforça à população que não faz uso desses meios para solicitar quaisquer tipos de informações, documentos ou fotos.

Fique atento às dicas para não cair neste tipo de golpe.

Atualize seus dados de contato com mais frequência (endereço, telefone e e-mail). Você pode fazer isso pelo site ou aplicativo Meu INSS ou por meio do telefone 135;

Se receber o contato de algum desconhecido que se apresente como funcionário do INSS, solicitando dados pessoais ou fotos, desligue o telefone, em seguida, bloqueie o número;

Atente-se a este comunicado: jamais o INSS entra em contato direto para pedir informações de cunho pessoal ou qualquer outro tipo de dado, como fotos de documentos, por exemplo;

Caso o INSS precise enviar um SMS para o cidadão, o número oficial que o órgão utiliza é o 280-41. Lembre-se que o INSS não envia links em hipótese alguma ou solicita documentos por SMS;

Toda convocação do INSS para que o cidadão compareça a uma agência e leve seus documentos fica registrada no site ou no aplicativo Meu INSS. Essa informação também pode ser confirmada por meio do telefone 135;

Sempre que precisar atender a alguma solicitação do INSS (agendar serviço, entregar documento), opte pelo atendimento realizado por meio dos canais oficiais do órgão, como o site ou aplicativo Meu INSS. Ou também uma agência da Previdência Social (com agendamento já confirmado);

Ao realizar uma ligação para o telefone 135, saiba que o atendimento será realizado pela Helô, um chatbot humanizado. Todo o procedimento é feito de forma segura, a fim de validar a identidade de cidadão que telefonou ou acessou o chat;

Descubra como agir ou se prevenir em caso de tentativa de golpe.

A primeira medida a ser tomada é fazer uma denúncia à Ouvidoria, seja pela internet ou por meio do telefone 135. Ciente dessa tentativa de golpe, o INSS poderá agir com mais celeridade para combater essa tentativa de fraude e alertar mais beneficiários.