Quer saber como dar entrada no pedido de aposentadoria pelo INSS?

Quer saber como dar entrada no pedido de aposentadoria pelo INSS?

Nos últimos tempos, aconteceram tantas mudanças relacionadas à aposentadoria que deixou muita gente perdida. Se você quer entender melhor  o que deve ser feito para dar entrada neste benefício do INSS continue acompanhando a leitura.

Primeiro vieram as mudanças com a Reforma da Previdência, que aconteceu em 2019.
Logo depois veio a pandemia, ocasionando o cancelamento do atendimento presencial nas agências do INSS em todo o Brasil durante vários meses.
Por isso, é natural que neste processo muitas pessoas tenham ficado cheias de dúvidas sobre assuntos previdenciários, especialmente em relação à aposentadoria. Por isso, reunimos alguns pontos importantes para orientar quem quer dar entrada no pedido da aposentadoria.

Preenchendo os requisitos para se aposentar
Antes de tudo, confira se você preenche os requisitos básicos de aposentadoria.
Veja a seguir o tempo de contribuição antes e depois da Reforma da Previdência, lembrando que quem contribuía antes pode se enquadrar nas regras de transição.

– Antes da Reforma

Mulheres
Aposentadoria por tempo de contribuição: 30 anos
ou
Aposentadoria por idade: 60 anos

Homens
Aposentadoria por tempo de contribuição: 35 anos
ou
Aposentadoria por idade: 65 anos

– Depois da Reforma

Mulheres
Aposentadoria por idade: 62 anos, sendo que também deve ter o tempo mínimo de contribuição de 15 anos

Homens
Aposentadoria por idade: 65 anos, sendo que também deve ter o tempo mínimo de contribuição de 20 anos

As regras acima dizem respeito ao segurado do tipo empregado, ou seja quem trabalhou com carteira assinada e no ambiente urbano. No entanto, existem regras diferentes para outros tipos de regimes como para o trabalhador rural e o segurado especial, que têm condições diferenciadas.

Dando entrada na aposentadoria
Se você possui todos os requisitos e quer se aposentar, solicite o benefício nos canais de atendimento remoto do INSS.

Pelo telefone: ligue 135 e receba as informações. O horário de atendimento divulgado é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo site ou aplicativo Meu INSS:

– Cadastre sua senha (caso não tenha feito cadastro ainda).

– Depois de entrar na sua conta, clique “Pedir aposentadoria” na página inicial.

– Preencha todos os dados requisitados e anexe os documentos solicitados.

– Se o sistema identificar que você ainda não preenche os requisitos você poderá pedir uma simulação. Já se o sistema identificar que você pode se aposentar continuará te fazendo uma série de perguntas.

– Chegará um momento em que o sistema irá te mostrar uma relação de contribuições que você fez e/ou o tempo que trabalhou em cada empresa. Neste momento é preciso checar se as informações estão realmente certas ou está faltando algo.

– Em seguida, será solicitado uma declaração de que as informações são verdadeiras e que você escolha uma agência do INSS (preferencialmente a mais próxima a você).

É claro que este processo pode não ser tão simples assim. No meio dele, você pode perceber que está faltando alguma empresa ou contribuição no seu cadastro, assim como valores de recolhimentos errados ou outro problema que esteja prejudicando o cálculo.
Você pode até tentar demonstrar o erro anexando arquivos extras que comprovem o direito à aposentadoria, mas em muitos casos só mesmo com a ajuda de um especialista é possível reparar o erro para conseguir a tão sonhada aposentadoria.

Portanto, se você está com dúvidas ou dificuldade com qualquer assunto previdenciário, procure a Advocacia Silva e Silva.
Entre em contato para marcar um horário. Nós vamos te orientar no que for preciso.